O avanço da tecnologia – Fatos claros e imparciais

Neste artigo vamos tratar sobre o avanço da tecnologia e analisar quais são os seus impactos sobre a humanidade. Quais foram os efeitos da tecnologia sobre as pessoas e como sentimos os avanços dela sobre a vida prática?

A avanço da tecnologia teve um enorme impacto na sociedade, tanto no trabalho quanto em casa. Os últimos 20 anos foram um período onde imensas transformações ocorreram no campo da tecnologia, e isso trouxe muitas novidades que mudaram as nossas vidas.

Essas transformações avançara bastante pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas que “aprendem”. A tecnologia está melhorando o dia a dia das pessoas com suas soluções inovadoras e até pouco tempo, impensáveis. Quem poderia imaginar, por exemplo, um drone voando por aí?

Nos últimos anos, você fez compras e desfrutou de entretenimento da mesma forma que fazia há 10 ou 20 anos? Esta pergunta está sendo feita apenas para ajudá-lo a lembrar, porque a tecnologia muda tão rápido que não percebemos o quanto nossas vidas podem mudar em apenas poucos anos.

A forma como nos relacionamos com o mundo, com as coisas e com as pessoas sofre influência por causa das novidades. Essa forma de se relacionar muda a forma como consumimos, o que impacta diretamente na economia. Portanto, as empresas precisam alterar seus processos e métodos de produção, e como seus funcionários trabalham.

Avanços da Tecnologia
Avanços da Tecnologia – Fonte: Canva + Google

Impactos da tecnologia na sociedade

Quando é que imaginamos ser possível algo como a telemedicina? Sim, podemos contar com isso agora! Os médicos agora podem fornecer consultas para seus pacientes através da Internet. Então, isso acontece simplesmente através de um computador ou celular com acesso à Internet.

E as relações trabalhistas? Elas romperam a barreira da geografia e ganharam novas perspectivas. Antigamente, mesmo aquelas pessoas que trabalhavam com a criação de softwares e com desenvolvimento de aplicativos tinham que deslocar-se até a empresa para trabalhar, mas agora isso pode ser feito na maioria das vezes de modo totalmente online.

VEJA TAMBÉM:  Como baixar vídeo do Facebook para compartilhar com seus amigos

A tecnologia está melhorando a qualidade de vida das pessoas todos os dias. Do mesmo modo, a tecnologia está nos ajudando com nossas atividades diárias de forma mais eficiente e melhorando o meio ambiente. Foi isso que fez com que as tecnologias sustentáveis ​​se desenvolvessem.

Só para exemplificar, não faz muito tempo que lanchonetes e restaurantes atendiam exclusivamente os clientes presentes fisicamente em seus estabelecimentos. Agora, os empresários desse setor viram-se praticamente obrigados a trabalhar com delivery (encomendas) por aplicativo.

Ou seja, o avanço da tecnologia reforçou o conceito da comodidade. As pessoas perceberam a vantagem em ganhar tempo através dos apps que permitem fazer pedidos de alimentos, contratar prestadores de serviço e agendar atendimentos sem ter que esperar tanto tempo no telefone.

O avanço da tecnologia no mercado de trabalho

Certamente que o avanço da tecnologia no mercado de trabalho mudou totalmente a maneira como fazemos o nosso serviço. Até bem pouco tempo atrás, os funcionários de empresas da área de tecnologia precisam enfrentar o trânsito para chegar até o local de trabalho.

Mas com o avanço da tecnologia de trabalho remoto, os empregados dessas empresas puderam passar a trabalhar em casa. Consequentemente, o benefício imediato dessa mudança no estilo de trabalhar foi a melhoria na qualidade de vida. Afinal, muitos funcionários deixaram de passar horas no transporte público em ônibus lotados.

A tecnologia avançou também na criação de novos tipos de trabalho. Só para exemplificar, hoje em dia temos a figura dos influenciadores digitais em que pessoas sem qualquer tipo de relevância ou fama perante o público passam a criar conteúdo na Internet e conquistam um público fiel.

Do mesmo modo, os funcionários de empresas suporte ao cliente também receberam essa nova possibilidade de trabalhar em casa, afinal, elas só precisam de um computador conectado à Internet para conversar com os clientes e ajudá-los com suas dúvidas e dificuldades.

VEJA TAMBÉM:  Saiba como rastrear celular via satélite pelo número grátis

O uso de tecnologia e nosso dia a dia

A passagem do tempo e da tecnologia é constante, o que pode ser visto em muitas áreas de nossa vida. Por exemplo, a descoberta de uma nova matéria-prima relacionada à indústria de eletrônicos ainda agora gera um grande avanço no desenvolvimento de computadores mais rápidos.

Ainda que muitas pessoas pensam o oposto, existe vida fora da internet, embora a usemos cada vez mais para nos comunicar. E então são os smartphones que se tornam nosso companheiro inseparável e amigo de todas as horas. Aliás, quem imaginou que poderíamos ler livros digitais no celular nas horas vagas?

Com isso, estamos vivendo uma nova era onde as informações são acessíveis com mais facilidade e a tecnologia tem sugerido várias formas de passar o tempo com rapidez e praticidade. Todavia, isso pode trazer alguns desafios sobre os quais discutiremos mais adiante.

Tecnologia e avanço são elementos existentes em todas as áreas da vida. Por exemplo, a tecnologia colabora para aumentar a segurança dos nossos bens financeiros, como a proteção de cartões de crédito e cartões de débito. Aqui, a tecnologia de segurança digital é indispensável.

Ainda mais, aplicativos para comparação de preços ajudam que as pessoas encontrem preços mais baratos, desde aparelhos e eletrodomésticos até passagens aéreas e diárias em hotéis. Além disso, o avanço da tecnologia proporcionou um importante ganho de tempo ao permitir que estas tarefas fossem feitas mais rapidamente.

Há efeitos adversos do avanço da tecnologia?

Afinal, existem efeitos indesejáveis por conta do avanço da tecnologia? Se por um lado a tecnologia proporcionou que as pessoas façam diversas tarefas muito mais rapidamente e consequentemente ganhem mais tempo, por outro esses usuários da tecnologia não sabem aonde investir o tempo livre.

VEJA TAMBÉM:  Benefícios da tecnologia - Entenda os pontos positivos

Como consequência, as pessoas acabam gastando mais tempo – aquele mesmo tempo livre graças aos avanços da tecnologia – em várias formas de entretenimento tais como jogos, redes sociais ou simplesmente assistindo vídeos como forma de lazer e diversão.

Por fim, tal uso intenso da tecnologia eventualmente acaba levando as pessoas ao isolamento social – não aquele isolamento visto na época do problema sanitário mundial que vimos a partir do ano de 2020. Este tipo de situação vêm ocorrendo vários anos.

Portanto, essa forma de isolamento é uma consequência quase inevitável e que vêm como resultado do uso intensivo das tecnologias de comunicação e redes sociais, que levam as pessoas para dentro dos dispositivos eletrônicos enquanto o contato com as “pessoas reais” lá fora perde-se pouco a pouco.

Considerações Finais

FInalmente, baseando-nos em tudo o que vimos até aqui é possível concluir que o avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a humanidade e isto é inegável. Por outro lado, o uso de certos tipos de tecnologia precisa ser prudente para que o indivíduo não seja como que preso em sua própria individualidade.

SAIBA MAIS: Benefícios da tecnologia – Entenda seus pontos positivos

Em outras palavras, é preciso que tenhamos critérios claros para usar a tecnologia, sobretudo as redes sociais e aplicativos de mensagens rápidas, para que façamos uso do tempo de forma inteligente e sem nos perder em um mar de possibilidades.

Aguarde …

0